Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cláudia - MT

64 CÂMERAS

Prefeitura de Cláudia está instalando sistema de monitoramento por câmeras

Publicado em 24/05/2021 - 13h 59
Por: Leandro Aluisio

A Prefeitura de Cláudia está instalando 20 pontos de monitoramento por câmera no município. O valor aproximado para implantação é de R$200.000,00 e deve ser concluído na metade deste ano. Uma nova licitação deve ser lançada para manutenção do sistema. O monitoramento terá a função de inibir atos criminosos e esclarecer fatos, quando necessário.

Segundo a empresa G3 Multiservice, ganhadora da licitação e responsável pela instalação dos equipamentos, o sistema terá duas centrais instaladas na sede da Prefeitura e, o tempo de armazenamento das imagens será de 60 dias. Em alguns locais serão instaladas mais de uma câmera.

Serão 64 câmeras instaladas em locais estratégicos, como: entrada e saída da cidade, rotatória das avenidas, PSF´s, Praça dos Migrantes, canteiro do cemitério, “lagoa do Corá”, ginásio, creche e avenidas;

- 04 câmeras serão instaladas nos quatro cantos do município, com imagem colorida no período noturno e com capacidade de leitura e reconhecimento de placas de veículo;

- 04 câmeras possuem imagem de 360 graus;

- 56 câmeras serão de alta qualidade e com imagem fixa.

Cada ponto de câmera possui um nobreak para manter o sistema ligado por até 30 minutos, no caso de falta de energia elétrica.

O sistema de conexão com as centrais será via rádio, com um sistema próprio de comunicação, sendo assim, não depende de internet externa para funcionar.

Segundo o técnico responsável, “as imagens poderão ser solicitadas a qualquer momento pela Prefeitura ou autoridade de segurança. E as imagens não terão a função de registrar velocidade de veículos, e tão pouco, de aplicar multas de trânsito”.

Ainda segundo o técnico, esse sistema é uma realidade em outros municípios, como Sinop, Vera, Marcelândia, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte.

O projeto conta com recursos do FINISA e recursos próprios.

(FINISA é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados)