Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cláudia - MT

Casos de covid voltam a subir em Cláudia e Secretária reforça a necessidade da população se imunizar com as duas doses

Publicado em 11/11/2021 - 16h 08
Por: Leandro Aluisio

O número de casos de covid voltou a subir e a Secretária de Saúde, Janaina Gimenes, chama a atenção para que a população de Cláudia procure o PSF para receber as doses da vacina e que continuem mantendo os cuidados básicos de distanciamento e uso de máscara.

Segundo a Secretária, “o número de moradores que ainda não receberam a segunda dose é muito alto, o que acaba refletindo no crescente número de casos da doença”.

De acordo com o Boletim divulgado no dia 10 de novembro, 22 pessoas estão em isolamento, 02 na enfermaria e 02 pessoas estão na UTI.

A coordenadora de vacinas do município, Franciele Vareschini, conta que “as pessoas estão se recusando a tomar principalmente a 2º vacina. Já foi devolvido três remessas de vacinas para a central, pois estavam próximas do vencimento, porque não teve procura do morador”.

A vacina está disponível para a população a partir de 12 anos no PSF do bairro Habitar Brasil, de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h e 13h às 17h.

 

EM CASO DE SINTOMAS

Caso o morador apresente algum sintoma da doença, Janaina orienta que procure sua unidade de saúde e informe o sintoma para poder ser direcionado para uma sala separada, onde terá atendimento prioritário, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.

 

DENGUE

Outro assunto que merece atenção é a dengue. O coordenador de endemias, Edson Catarino, orienta a população a manter os quintais limpos e evitar água parada em calhas, vasos de plantas e recipientes diversos para eliminar os criadouros.

Edson sugere que utilize água sanitária ou naftalina em locais de difícil acesso e que acumulem água, para evitar que o mosquito se desenvolva. Ele informa ainda que o município está realizando de noite e de madrugada o trabalho de fumacê para eliminar o mosquito.