Brigada Mista de Combate a Incêndios começa a atuar em Cláudia
Por: Leandro Aluisio

Os militares chegaram a Cláudia no inicio de julho, e somados a 06 brigadistas do município, estão trabalhando em regime de escala de forma integrada com as instituições de segurança pública do Corpo de Bombeiros e Policia Militar, para combater os incêndios nos terrenos urbanos e demais áreas florestais.
Segundo o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Ribas Alves, “desde o inicio do ano, o Comandante Regional, Coronel Giovani, em conversa com o Prefeito Altamir Kurten e, mais recentemente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Rodrigues Magalhães, discutem a parceria para novamente implementar a Brigada Municipal Mista (BBM)”.
Para executar o plano de ação, a prefeitura fica responsável pela contratação dos profissionais, disponibilização do espaço, equipamentos, transporte, combustível e alimentação de todos que irão atuar na função de combate às chamas.
A Brigada Municipal Mista (BMM) está trabalhando com uma camionete do Órgão Ambiental do Estado, com abafadores manuais, bombas costais e sopradores. Está previsto a vinda de uma viatura Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) na segunda feira (19).
Ribas acrescentou que ”as ações para mitigação dos focos de calor estão apresentando resultados importantes, apresentando eventualmente pontos remanescentes de áreas que foram autorizadas queima. Nesses casos, são feitas visitas no local com objetivo preventivo e orientativo sobre os riscos de perder o controle do fogo e sobre a responsabilização pelos danos eventualmente causados”.
O Militar disse ainda, que forma geral, a população de Cláudia está de parabéns pelo comprometimento e o empenho, somando esforços no enfrentamento dos incêndios florestais.
As recomendações do Corpo de Bombeiros são:
NA ÁREA URBANA:
Não faça uso do fogo para queimar lixo ou limpar terrenos.
Não atear fogo em restos de podas e roçagem.
Não descarte lixo em terrenos baldios, mantendo-os sempre limpos.
Redobre os cuidados com manuseio de ferramentas e objetos que produzam faíscas, maquinas de afiar serras, discos de cortes, soldas etc.
NA ÁREA RURAL:
Mantenha sempre limpos os aceiros nas proximidades de cercas, rodovias, lavouras, reservas florestais, áreas de proteção permanente e benfeitorias (casas, barracão, etc)
Não queime folhas e lixo doméstico, redobrando os cuidados com ações que produzam calor próximo a vegetação.
Evite colheita nos horários mais quentes do dia. Siga as recomendações do Corpo de Bombeiros observando a regra dos trinta. Temperatura acima de 30 graus – Ventos acima de 30 Km/h e umidade do ar abaixo de 30% reúnem condições propícias para iniciar um incêndio pelo aquecimento das partes metálicas na colheitadeira e consequentemente na lavoura.
Faça colheita no sentido contra o vento.
Tenha sempre em sua propriedades materiais úteis para o combate a incêndios tais como tratores, reboques ou caminhões com reservatório de água, bombas costais, abafadores e também os equipamentos de proteção individual.
Em caso de incêndio acione a brigada pelo telefone funcional (66) 9 9639 8068.
CLIQUE AQUI